Geek Fanáticos - A sua loja especializada em Funko Pop, Action Figures e Colecionáveis da Cultura Pop

Geek Fanáticos - A sua loja especializada em Funko Pop, Action Figures e Colecionáveis da Cultura Pop

  1. Home
  2. Colecionáveis
  3. Tema
  4. Filmes
Ordenar por:

Geek Fanaticos

Foram encontrados 36 produtos nesta categoria
| | | |

Action figures de filmes: garanta os bonecos colecionáveis dos seus personagens favoritos dos cinemas.


A primeira figura de ação foi inspirada pela Barbie, em 1959. Numa época em que os brinquedos das crianças eram ainda mais polarizados por gênero do que hoje, Stanley Weston vendeu para a Hasbro a ideia de um boneco para atrair os meninos, em 1964. O produto era nada mais, nada menos, que o icônico G.I. Joe, que deu origem também ao termo "figura de ação". Ele representava um soldado com uma variedade de uniformes e acessórios militares, como armas, tanques e veículos.

G.I. Joe originalmente tinha uniformes que representavam o exército, a marinha, a força aérea e os fuzileiros navais dos Estados Unidos. À medida que o brinquedo cresceu em popularidade, foi produzido para outras nações ao redor do mundo com uniformes representando suas forças armadas.

Logo, action figures de quadrinhos e TV começaram a surgir, e foi o sucesso do primeiro filme de Guerra nas Estrelas, em 1977, que despertou toda uma geração para esse fenômeno dos colecionáveis. E isso levou a várias franquias projetadas especificamente para vender personagens pré-existentes. Mestres do Universo, da Mattel, e Transformers, da Hasbro, começaram como linhas de brinquedos antes de terem seus próprios filmes e programas de TV nos anos 80, por exemplo.


A relação das action figures com o cinema


A primeira figura de ação baseada em filme foi produzida pela fábrica de brinquedos A. C. Gilbert, já em 1964, e foi baseada no filme 007 contra Goldfinger. Mas antes do lançamento de Star Wars, nos anos 70, foram produzidas poucas figuras de ação baseadas em filmes. No entanto, outra figura pouco conhecida divulgada nos anos 60 foi a figura do Capitão Escarlate, lançada pela Pedigree, em 1967.

Mas o divisor de águas em relação aos bonecos de filmes veio com o sucesso fenomenal e inesperado de Star Wars. A fabricante Kenner Products mal conseguiu acompanhar toda a demanda que surgiu com a sua série de action figures baseada no filme.

Pela primeira vez, as pessoas começaram a colocar os colecionáveis em outro patamar, valorizando as figuras de ação nas caixas fechadas, com muitos colecionadores fazem até hoje. A Kenner também estabeleceu um novo tamanho padrão comercial com suas figuras de Star Wars, diminuindo as suas dimensões, que viriam a se tornam um padrão.

Como resultado, depois de Star Wars, dificilmente um filme foi lançado sem uma linha correspondente de figuras de ação. No entanto, muitos fabricantes relutaram em produzir os itens até que o filme se provasse um sucesso nos cinemas primeiro - o que significava que muitas vezes havia um intervalo de meses ou até um ano antes de chegarem às prateleiras das lojas.

Isso contrasta fortemente com o mercado atual, quando os action figures são frequentemente lançados antes do filme como parte do plano de marketing e publicidade para divulgação.

De fato, hoje em dia é quase certo que qualquer grande lançamento cinematográfico também terá uma série de figuras com muitas técnicas e tecnologias novas para atrair uma ampla gama de consumidores, visando colecionadores adultos e o mercado de brinquedos infantis!

E aqui na Geek Fanáticos você encontra action figures de filmes com a qualidade e segurança que você procura na hora de incrementar a sua coleção ou presentear uma pessoa querida que é tão cinéfila quanto você. Conheça nosso catálogo!
Geek Fanaticos