Geek Fanáticos - A sua loja especializada em Funko Pop, Action Figures e Colecionáveis da Cultura Pop

Geek Fanáticos - A sua loja especializada em Funko Pop, Action Figures e Colecionáveis da Cultura Pop

  1. Home
  2. Colecionáveis
  3. Tema
  4. Seriados
Ordenar por:

Geek Fanaticos

Foram encontrados 15 produtos nesta categoria
| | | |

Action figures de séries: tenhas os colecionáveis dos seus personagens favoritos.


Os action figures são categorias especiais de colecionáveis porque podem ser articulados para realizar uma variedade de poses, além de serem equipados com acessórios, como roupas, ferramentas, armas e veículos. As chamadas figuras de ação geralmente são criadas pela montagem de peças plásticas moldadas feitas com base em protótipos esculpidos à mão, o que dá um toque especial que valoriza ainda mais o produto.

Mas você sabe como esses itens se tornaram tão icônicos? A gente te conta!


De G.I. Joe aos dias atuais - entenda a popularização dos action figures


O termo action figure foi usado pela primeira vez em 1964, por Don Levine, na época executivo da Hasbro Company, para descrever seu novo brinquedo, G.I. Joe. Levine preferiu o nome figura de ação em vez de boneco porque era mais convidativo ao público. À primeira vista, o G.I. Joe original era semelhante à boneca Barbie, da Mattel, que havia sido lançada cinco anos antes. No entanto, a figura de ação contava com uma melhor articulação, uma característica que a tornou um sucesso porque o soldado podia ser curvado em uma variedade de poses.

Além disso, o produto contava com vários acessórios e roupas baseadas em equipamentos militares da vida real. G.I. Joe foi se popularizou e outros personagens foram adicionados à linha. A franquia permaneceu super forte por quase 40 anos!

G.I. Joe foi sucedido em 1966 pelo Capitão Action, que também se tornou icônico porque era uma figura única que poderia ser interpretada com vários personagens. O produto foi vendido com fantasias e acessórios de personagens famosos, como Capitão América, Batman, Superman e Homem-Aranha. Captain Action foi o pioneiro em unir personagens de super-heróis com figuras de ação, algo que permanece até hoje.

Em 1977, a Twentieth Century Fox concedeu uma licença de brinquedo à empresa Kenner para fabricar figuras de ação do filme Star Wars. Com isso, foi o início da expansão do mercado action figures licenciadas, e uma série de outros brinquedos baseados em filmes e programas de TV logo surgiram, incluindo Star Trek, Battlestar Galactica e Buck Rogers in the 25th Century.

Já em 1983, os regulamentos federais nos Estados Unidos, que proíbem a criação de programas infantis baseados em brinquedos, foram derrubados. E isso abriu uma nova era para as action figures. A Mattel Company aproveitou essa oportunidade e criou uma série de desenhos animados com base em sua linha de figuras de ação de 1981, chamada He-Man e os Mestres do Universo. Esses brinquedos foram extremamente bem-sucedidos e venderam milhões de unidades rapidamente. Vários outros brinquedos transformados em desenhos animados obtiveram sucesso semelhante e, assim, começaram uma prática de longa data de vincular brinquedos e desenhos da TV.

Com a criação da série Transformers, em 1984, as figuras de ação atingiram um novo nível dessa sofisticação. Os Transformers eram robôs capazes de se transformar em outros objetos, como caças, tanques ou carros de corrida. Desde 1984, a série Transformers estreou várias gerações diferentes de brinquedos que continuam populares ainda hoje.

E um outro acontecimento que consolidou ainda mais as action figures foi o surgimento de uma linha de personagens baseados na revista em quadrinhos Spawn, de Todd McFarlane, em 1994. Com isso, a indústria de figuras de ação avançou mais uma vez porque os bonecos colecionáveis foram feitos com um grau de detalhe muito mais alto do que qualquer brinquedo anterior. Isso aconteceu devido ao envolvimento direto do criador da história em quadrinhos no design dos brinquedos. A influência de McFarlane na criação de figuras de ação baseadas em seus quadrinhos resultou nos brinquedos detalhados de hoje.

A partir disso, o universo das action figures se estabeleceu como algo essencial da cultura pop, arrebatando todo tipo de público. De colecionadores fervorosos a pessoas que apenas querem ter por perto seus personagens favoritos de uma maneira mais realista, é difícil não encontrar quem não tenha ao menos um modelo em sua prateleira.

E aqui na Geek Fanáticos, você encontra uma seção especial dedicada a action figures de séries consagradas, como Game Of Thrones! Seja para aumentar sua coleção ou presentear alguém especial, aqui você encontra bonecos de séries com a qualidade e a praticidade que você precisa para garantir a melhor experiência possível. Confira!
Geek Fanaticos